Juntos no Desafio - Guia para a promoção de competências parentais

Capa do Livro Juntos no Desafio

17€

* inclui portes de envio

Uma percentagem da venda deste livro reverterá a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e do Autismo - Leiria

Apresentação do projecto de Paulo José Costa, Susana Heleno e Carla Pinhal

PAIS, AMIGOS E PROFISSIONAIS “JUNTOS NO DESAFIO” DAS CRIANÇAS HIPERACTIVAS E COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO

Pais, amigos e profissionais encheram o auditório do Hospital de Santo André (HSA) para assistir à apresentação do projecto “Juntos no Desafio – Guia para a promoção de competências parentais”, um manual para pais de crianças hiperactivas e com problemas de comportamento, dos psicólogos leirienses Paulo José Costa, Susana Heleno e Carla Pinhal. O evento teve lugar na tarde do passado sábado, dia 4 de Dezembro, e contou com a presença de várias individualidades da região.
Arlete Crisóstomo, especialista em Pediatria do Desenvolvimento, fez a apresentação do projecto e dos autores, e salientou a urgência deste manual para lidar com problemas que afectam 10% das crianças e adolescentes em Portugal. A pediatra deu o seu testemunho emocionado, numa altura em que se afasta das suas funções no HSA, e falou ainda da importância de um trabalho como este para ajudar os pais que, por vezes com mais do que um filho com este problema, se vêem incapazes de agir e sem soluções.
O manual, referem os autores, «pretende ser uma fonte de informação e um manual d

e auto-ajuda a ser utilizado por pais de crianças e adolescentes com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) ou outras Perturbações de Comportamento, ou que simplesmente que revelem alterações de comportamento que constituam uma dificuldade», como a Perturbação de Oposição e Desafio (POD).
«A abordagem que propomos é apoiada na literatura produzida internacionalmente, que sustenta que uma das terapias empiricamente validada e considerada como mais eficiente no tratamento destas perturbações, é o Treino de Competências Parentais», refere Paulo Costa, acrescentando que «são ideias já testadas, que simplificámos e tornámos acessíveis de forma prática a todas as pessoas que, diariamente, enfrentam estes problemas».
Na plateia estavam pais de crianças e adolescentes que são acompanhados por Paulo Costa, assim como profissionais desta área, a quem o autor deixou o desafio para testarem e avaliarem a metodologia, refutarem as suas propostas e apresentarem outras sugestões. No âmbito da plataforma online do manual (www.juntosnodesafio.com), ficou ainda a sugestão para que todos os técnicos que queiram usar esta metodologia de trabalho, acedam ao fórum e coloquem questões ou solicitem informações.
A plataforma confere ao manual um carácter dinâmico e interactivo, e lá serão disponibilizados todos os documentos utilizados no Programa “Juntos no Desafio” como recurso técnico-prático neste guia de intervenção, em formato PDF e em versão para impressão a cores, para download gratuito.
A apresentação do programa “Juntos no Desafio – Programa de Competências Parentais para Pais de Crianças com PHDA – Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e Perturbações de Comportamento” contou ainda com as intervenções de Bilhota Xavier, director do Serviço de Pediatria do HSA, e Carlos Fernandes, representante da Editora Textiverso. Foi também durante a cerimónia de apresentação que os autores formalizaram o seu contributo a uma causa solidária, oferecendo um cheque no valor de 2.000 euros, uma percentagem da venda do manual, à Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), representada pelo seu presidente, João Teodósio.
Durante o evento estiveram ainda em exposição 20 das 70 ilustrações do manual, da autoria da artista plástica leiriense Sílvia Patrício, desenvolvidas exclusivamente para este projecto, e cuja venda reverteu a favor do Serviço de Pediatria do Hospital de Leiria.