Juntos no Desafio - Guia para a promoção de competências parentais

Capa do Livro Juntos no Desafio

17€

* inclui portes de envio

Uma percentagem da venda deste livro reverterá a favor da Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e do Autismo - Leiria

O Faísca

O Faísca é o personagem central deste Programa. Apesar de não se tratar de um Livro narrativo ou centrado na sua descrição, cada uma das temáticas sobre as quais incidem as diferentes Sessões, circunscrevem-se aos momentos e situações principais que no quotidiano da Família se manifestam como problemáticas (vivências, experiências e ocorrências de uma criança com diagnóstico de PHDA).

Para os autores deste livro, foi importante materializar e corporalizar o Faísca, com o intuito de poder demonstrar através dos seus comportamentos, expressões e atitudes o quão desafiante é modificá-los!

Esta é a breve história do Faísca:

Uma criança a circular livremente pelas diferentes situações do seu dia-a-dia, sem qualquer auto-regulação, sem obedecer a regras ou limites, avançando à sua mercê em correria, sem noção das consequências da sua energia excessiva, em total descontrolo, como se fosse um carro sem travões numa abrupta descida… Uma criança que não pára ou cumpre instruções, mesmo que os seus Pais lhe imponham que o faça, ainda que para isso usem a disciplina mais rígida, ralhando ou até mesmo batendo! Na verdade, mesmo que este exercício de imaginação seja para alguns Pais difícil, para outros, será uma constante realidade.

Se tem um filho com PHDA, ele poderá ser como o FAÍSCA!

O Faísca é uma criança saudável, sem qualquer indício de doença, com uma capacidade física assinalável (uma energia por vezes inesgotável!), com um corpo forte, activo e enérgico, mas com um sistema de controlo deficiente e pouco desenvolvido.
Ao mesmo tempo, a sua capacidade para ficar quieto, concentrado e atento (em actividades e tarefas em que isso é importante) é muito limitada, até mesmo quando sabe que tal é exigido.

Mas… O Faísca também tem uma irmã mais velha! Ela está numa etapa muito especial e atribulada do seu desenvolvimento – Sim, está na Adolescência, isso mesmo!

No entanto, e apesar de ser uma jovem saudável e extrovertida, a irmã do Faísca também é muito impulsiva, desatenta e desorganizada. E como adolescente que se preze, não gosta de cumprir regras e está sempre pronta a desafiar. Está na altura de experienciar (sair à noite, aprofundar relações com os seus amigos, fazer as suas próprias escolhas e tomar as suas próprias decisões…).

Contudo, tudo isso implica que seja mais responsável, mais organizada, e capaz de gerir o seu tempo, o que por vezes, se torna muito difícil de concretizar.

Os pais do Faísca vêem-se confrontados com inúmeras mudanças dos seus filhos e necessitam de uma ajudinha para melhor gerirem os seus comportamentos.

Com o Programa “Juntos no Desafio” pretendemos auxiliar todos os Pais que se deparam com dificuldades e problemas na gestão comportamental, como aqueles que descrevemos através desta pequena história.